DICAS

 

Dicas para operação/manutenção de baterias tracionárias

1-) RESFRIAMENTO
As baterias devem passar por estágio de resfriamento (Mínimo de 4 horas) após a carga, evitando-se na sequencia operacional temperaturas elevadas. Baterias que operam sem o período de resfriamento poderão ter sua vida útil reduzida pela metade.

2-) LIMPEZA
É recomendável, ao menos uma vez por mês, a lavagem das partes externas das baterias com solução de bicarbonato de sódio a 10%. Esta operação remove os detritos ocasionais e sedimentais na solução, os quais provocam fugas de corrente e indícios de curto-circuito.

3-) NÍVEL DO ELETRÓLITO
Diariamente verificar e completar com água destilada, mais ou menos 3cm acima das placas e sempre durante a "Operação Carga". Baterias com sistema de enchimento automático de água destilada não podem ter válvulas danificadas na série, senão haverá risco de interromper o enchimento, ocasionando sulfatação e perda dos elementos.

4-) CABOS E TOMADAS
Devem ser vistoriados com frequencia; devem estar bem fixadas aos pólos, limpos, untados com graxa protetiva e serem substituídos quando cortados e expostos, para evitar explosão das baterias.

5-) CARREGADORES
Devem ser aferidos a cada 3 meses. Caso estejam desregulados, estes proporcionam em final de cargas temperaturas acima de 45° C, bemcomo forte odor de enxofre, sendo imperativo o seu desligamento para evitar sobre-carga das baterias.

6-) CARGAS INCOMPLETAS
Ocorrem pela necessidade de uso, pois a quantidade de baterias defeituosas e fora de operação, obrigam as baterias em boas condições a atenderem à demanda de trabalho, reduzindo bruiscamente sua vida útil.

7-) DESCARGAS PROFUNDAS
São altamente prejudiciais à resistência física das placas e consequentemente longevidade das baterias. Essa prática ocorre quando o operador deixa de substituis as baterias descarregadas, principalmente no final dos turnos.

8-) ÁREA DE SERVIÇOS
É necessária uma área especialmente destinada e isolada para execução de pequenos reparos, lavagem e manutenção preventiva.

9-) GARANTIA
É necessário manter registro atualizado das condições de cada bateria, afim de reivindicar a garantia oferecida pelo fabricante.

10-) OPERADORES DE BATERIAS
Os funcionários responsáveis pela sala de baterias necessitam melhor conhecimento básico de manutenção, para que possam ordenar, exigir e fiscalizar dos operadores a execução correta dos serviços. Para isso oferecemos cursos de manutenção preventiva em nossa fábrica (1 dia) em data a ser acordada.

MATRAC - Baterias Tracionárias
Rua Eduardo Leopoldo, 75 - V. Guilherme - São Paulo - SP
Tel: (11) 2905-4102 // 2905-4108 - Fax: 2905-4107
  by